Destaques,

Benefícios dos Chás por - Maíra Rodrigues Nutricionista

07:00 Unknown 2 Comentários


 Olá meninas!!!
Hoje vou começar falando sobre os benefícios dos chás e como podemos consumi-los no nosso dia a dia.
Vamos conferir algumas dicas?! O chá tem origem no Oriente, porém se tornou muito popular em diversos países, inclusive no Brasil. O chá é preparado através de folhas, flores, casca, caule, sementes, frutos secos e raízes. O seu preparo pode ser feito de diferentes maneiras, como:

Infusão: Colocar a água fervente sobre a erva dentro de uma vasilha, tampar e deixar de 5 a 10 minutos em repouso e em seguida coar. Cozimento: Colocar a planta na água fria e levá-la para ferver, o tempo de fervura pode variar de 10 a 20 minutos, dependendo da consistência da parte da planta. Após o cozimento deixar em repouso de 10 a 15 minutos e coar em seguida.

Maceração: Colocar a planta, amassada ou picada de molho em água fria, de 10 a 24 horas, dependendo das partes utilizadas. Coar após o tempo determinado. O consumo do chá proporciona um momento de relaxamento e pode ser consumido quente ou frio, além disso, podem oferecer nutrientes que nos auxiliam no bom funcionamento do organismo. Existem chás que estimulam o apetite, ajudam a acalmar e melhoram a função gastrointestinal, vamos conferir a função de alguns deles?

Anti-inflamatórios: agrião, limão, hortelã, alecrim, cavalinha, dente-de-leão, urtiga.
  
Antissépticos: arnica, bardana, limão e malva branca.

Antidiarreicos: casca ou polpa de maçã, broto ou polpa de goiaba e casca de romã. Calmantes ou sedativos: capim-cidreira, maracujá, valeriana, hortelã, folha de laranja, melissa, alface e angélica. Cicatrizantes: eucalipto, cavalinha, maracujá, couve, babosa.

Digestivos: hortelã, camomila, boldo, raiz de genciana, sálvia, carqueja, anis estrelado. 

Estimulam o apetite: alecrim, agrião, camomila, melissa, dente-de-leão, sálvia, manjerona, alfavaca.

Estímulo do intestino: semente de linhaça, ameixa preta, cáscara sagrada, hortelã, erva-doce e capim-cidreira. 

Melhora nos problemas estomacais e intestinais: erva-doce, hortelã, camomila, poejo, angélica, sálvia e funcho.

Dicas importantes:


- Uma dica importante é que não devemos adquirir os ingredientes para o preparo da bebida em locais não apropriados e sem o devido armazenamento, pois o risco de contaminação é maior, o que pode ocasionar alguns efeitos colaterais ao organismo. 

 - O seu consumo deve ser feito na hora do preparo, pois quando armazenado para ser consumido depois (exemplo: no dia seguinte), pode perder algumas das suas propriedades funcionais.

 - Vale ressaltar que o consumo desses alimentos deve ser feito sob orientação de um profissional responsável, pois a quantidade de cada alimento é individual. Além disso, alguns deles são contra indicados em determinadas situações. 
 Espero que tenham gostado das dicas, se tiverem dúvidas, deixem nos comentários que irei responder.

 Beijos da Nutri

Maíra Rodrigues.

2 comentários:

  1. Estou amando as dicas e de olho nas novidades. 😘

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Nadine, fico muito feliz! É isso aí, continue conosco! Um bjos

    ResponderExcluir